Estudos indicam que a combinação de resistência e ductibilidade extrema dão à seda das aranhas uma resistência à tensão superior à dos melhores aços. Entretanto isso não explica como as teias conseguem resistir a cargas extremas como os ventos dos furacões e tornados.
Uma equipe de
pesquisadores da Itália e dos Estados Unidos acredita ter encontrado uma
resposta para isso. E, segundo eles, suas conclusões poderão ser úteis para
ajudar os engenheiros civis a projetar estruturas mais robustas e mais
resistentes às tempestades, terremotos e outros acidentes.
A seda de aranha é feita de proteínas básicas,
incluindo algumas que formam cristais planares muito finos, chamados folhas
beta.
Quando o fio
de seda é submetido a um estresse mecânico, essas folhas deslizam umas em
relação às outras, suportando a carga. Se a carga for muito grande, as folhas
beta chegam umas ao fim das outras, e o fio se rompe. Mas a coisa é bem mais
complicada quando se leva em conta não um fio isolado, mas a teia como um todo.
Os
pesquisadores descobriram que a rigidez da seda varia de uma forma não linear.
Enquanto, sob
uma carga leve, todo o material responde uniformemente, quando a carga começa a
aumentar a seda se torna mais rígida próximo à carga, mantendo sua estrutura
flexível no restante da fibra.
Isto é
essencial para a manutenção da integridade da teia porque o fio só se romperá no
ponto onde a carga foi aplicada, mantendo sua total integridade ao longo do
restante do seu comprimento. Desta forma, a teia sacrifica uma pequena seção,
que poderá ser rapidamente reparada pela aranha.
A
sensibilidade da teia como um todo é mantida pela interconexão dos filamentos
radiais e espirais, o que é essencial para que o animal detecte quando uma
presa caiu na armadilha. Mas esses filamentos desempenham papéis diferentes na
atenuação do movimento. Assim, quando o estresse é particularmente elevado,
algumas seções são sacrificadas, de forma que a teia inteira sobreviva.
Os
pesquisadores afirmam que essa técnica poderá ser adotada pelos engenheiros de
várias especialidades.
Estruturas
inteligentes assim poderão ser úteis para a construção de estruturas metálicas
mais resistentes, para a construção de muros de proteção, prédios e até carros,
que sejam capazes de dissipar melhor a carga ao longo da carroceria no caso de
um impacto.
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