Soutiens velhos entregues em lojas de roupa interior dão
direito a descontos de 3 a 5 euros na compra de peças novas. Depois são
reciclados e utilizados na fabricação de painéis isoladores e de absorção sonora.
Em Portugal, a estratégia foi adotada pela Intimissimi e
pela Triumph, sendo que a marca italiana desconta três euros ao valor de um
soutien novo na retoma de um velho e a alemã, no mesmo procedimento, abate 5
euros na compra do cliente.
Madalena Moniz Pereira, chefe do Departamento de Marketing
da Triumph Portugal, recorda que a prática de incentivo à reciclagem de
soutiens usados foi lançada na Alemanha em 2009, revelando-se um "case
study de sucesso" que depois "foi adotado por outras marcas da
concorrência".
Em Portugal, a campanha chegou em Março de 2010 e resultou
num "êxito de vendas", até porque, "numa altura em que a crise
econômica anda de mãos dadas com os consumidores, é natural que as marcas --
umas mais criativamente, outras menos -- criem soluções que vão de encontro às
expectativas dos seus clientes".
Os soutiens usados recolhidos nas 58 lojas que a Intimissimi
tem em todo o país vão ser entregues à empresa OVAT Campagnari SRL, que
Francesca Vellano aponta como "líder na recolha e recuperação de
materiais", com base na experiência que os seus fundadores recolheram
inicialmente no sector da construção civil e que agora alargam à área dos
têxteis e do ambiente.
Só no que se refere ao tratamento de resíduos e desperdícios
derivados de fiação, tecelagem, malharia e embalagens, a empresa processou o
ano passado mais de mil toneladas de material, transformado depois em produtos
semi-acabados para reingresso na linha produtiva, como é o caso de absorventes
acústicos, isoladores térmicos, estofados, materiais de limpeza e cortinas.
Fonte: Engenharia e Construção
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